Escola de Tempo Integral comemora 3º aniversário
Publicado em: 08 de agosto de 2013
Entre os objetivos do governo federal para os próximos dez anos está oferecer Educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, conforme o Plano Nacional de Educação (PNE), em tramitação no Congresso Nacional.
Já em Ipeúna, a Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) completou no mês de julho, três anos de funcionamento, reafirmando o compromisso da atual administração de priorizar a Educação, garantindo ensino de qualidade e condições favoráveis ao aprendizado.
Em alusão à data, a direção da EMTI programou uma série de atividades que integrarão pais, alunos, equipe pedagógica, funcionários e a comunidade ipeunense em geral. De acordo com a diretora da Escola Andréa de Lima Ortolan, a programação foi pensada com o objetivo de apresentar à comunidade as potencialidades desenvolvidas junto aos alunos. “Teremos uma semana movimentada e a programação inclui apresentações musicais e teatrais, campeonatos e no encerramento, preparamos uma festa de confraternização”, explica.
A EMTI tem muito que comemorar, afirma a diretora. “Afinal, são três anos de um modelo que busca o desenvolvimento constante dos alunos. O maior compromisso com nossos alunos, além de uma boa educação, é ensinar a ser humano. Pensamos no processo educacional de uma forma mais humanizada, nos comprometemos com a formação de um indivíduo mais reflexivo, crítico e questionador”, afirma a diretora.
A coordenadora pedagógica da EMTI Rosangela Leite Penteado, afirma que o processo de educação no modelo de tempo integral vai muito além da prática padronizada de ensino. “Assistimos as crianças integralmente em suas necessidades básicas e educacionais. Por isso, acreditamos, realmente, que só pela educação de qualidade podemos transformar nossa sociedade para melhor”.
Contando com uma rotina planejada e dinâmica, 106 alunos são atendidos diariamente na EMTI por aproximadamente 10 horas. A Escola funciona em dois turnos: pela manhã é desenvolvido o currículo básico do Ensino Fundamental, compreendendo os componentes curriculares do Parâmetro Curricular Nacional (PCN) e, à tarde, são realizadas oficinas: Dança, Natação, Futebol, Coral, Culinária, Atividades Artísticas, Atividades Esportivas e Motoras, Atividades de Participação Social, Atividades de Linguagem e Matemática, Aulas de Música e de Computação. No intervalo dos turnos, os alunos têm uma hora de descanso, quando podem usufruir da Brinquedoteca ou assistir vídeos em TVs LCD 32”, instaladas em todas as salas de aula.
Ao longo do ano, as crianças participam de seis passeios pedagógicos com o objetivo de estimular os alunos quanto aos conteúdos aplicados em sala de aula. Por meio de parcerias com a Secretaria de Saúde e com o CAICAF, as crianças são submetidas a testes de acuidade visual, avaliação biométrica, além de atendimento com especialistas, como psicólogo, dentista, oftalmologista, fonoaudióloga, fisioterapeuta e pediatra.
Diariamente, os alunos recebem cinco refeições: café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e lanche da saída e contam com o transporte escolar gratuito, disponibilizado aos alunos tanto da região urbana, quanto da rural. Segundo levantamento da instituição, 71% dos alunos matriculados na EMTI utilizam o transporte escolar gratuito oferecido pela Prefeitura para frequentar as aulas.
Programação da Semana de Aniversário
- 19/08 – Apresentação do Coral às 14h, na Praça da Matriz
- 20/08 – Apresentação de Teatro às 14h, no CRAS de Ipeúna
- Apresentação da Banda Municipal às 14h, na Praça da Matriz
- 21/08 – Apresentação de Dança às 14, no CRAS de Ipeúna
- 22/08 – Campeonato de Natação às 9h, na Academia Municipal
- 23/08 – Campeonato de Futebol às 8h30, no Estádio Municipal
- Festa de Encerramento às 13h, no Ginásio da EMEIEF “Ildebran Prata”
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email