Feira de Malhas acontece em Ipeúna a partir desta sexta-feira
Publicado em: 02 de agosto de 2013
A exemplo do que ocorreu com a Feirinha da Madrugada, a feira de Malhas de Monte Sião foi transferida para o município de Ipeúna , após ter sido interditada pela Prefeitura de Rio Claro. O evento será realizado de 2 a 11 de agosto, das 14 às 22h, na Praça da Matriz.
A realização da feira foi confirmada pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Ipeúna, que não forneceu maiores informações sobre o evento.
Como essa é a segunda feira cancelada em Rio Claro, a população cobra explicações do porquê desse tipo de evento ser realizado em outros municípios e não na Cidade Azul. Há especulações creditando o cancelamento à pressão dos comerciantes locais.
A prefeitura nega o boato. “A interdição da feira de malhas ocorreu porque os organizadores não seguiram a lei. Eles não cumpriram o prazo legal para entrar com o pedido de realização do evento, que é de 30 dias de antecedência. A prefeitura cumpriu a lei”, afirma, em nota, a administração municipal.
A prefeitura diz ainda que, embora não tenha autorizado a realização da feira, ela foi realizada durante vários dias antes da interdição. “O fato da Justiça ter acatado o pedido da prefeitura pela cassação da liminar que garantia a realização da feira mostra de forma inequívoca que a prefeitura agiu corretamente em interromper um evento que não estava autorizado”, salienta.
A Acirc (Associação Comercial e Industrial de Rio Claro) informa que tem sido cobrada a opinar e atuar junto ao poder público para proteger os empresários locais em diversas situações e não somente em relação às feiras itinerantes.
O gerente executivo da Acirc, Clóvis Delboni, explica que as feiras são uma questão polêmica, mas nem por isso o município deixa de recebê-las. “Já passaram por Rio Claro feira de bordados e feira de móveis, entre outras. A última, a Feirinha da Madrugada, custou a redução de 10% das vendas no comércio de Rio Claro, trazendo prejuízo aos comerciantes locais e, ao migrar para Ipeúna, trouxe também prejuízo àquele município”, comenta.
De acordo com Delboni, a Acirc, ao ser informada sobre a feira de malhas, sentiu-se na obrigação “de defender o comércio local e solicitou ao juizado a revogação da liminar que permitia a realização da feira”. O mesmo pedido também foi feito pela prefeitura devido ao descumprimento da Lei Municipal nº 3.073/77 que regulamenta esse tipo de evento. Ambos os pedidos foram acatados pela Justiça e a feira foi cancelada.
O gerente lembra que as feiras são permitidas em Rio Claro desde que a lei seja cumprida. Porém, ele ressalta que esse tipo de evento prejudica os comerciantes locais, que “cumprem a legislação pagando taxas e impostos e são geradores de emprego e renda”. Além disso, destaca Delboni, o município também sofre prejuízos com a redução na arrecadação de impostos.
Esta é uma reprodução da notícia publicada na edição impressa do Jornal Cidade
Fonte:
http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/municipios/ipeuna/107737-Feira-de-Malhas-acontece-em-Ipeuna-a-partir-desta-sexta-feira
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email