Nova linha de verduras e legumes orgânicos higienizados da Korin Agropecuária traz praticidade
Nova linha de verduras e legumes orgânicos higienizados da Korin Agropecuária traz praticidade e segurança ao consumidor
Publicado em: 26 de junho de 2013
Lançamentos da empresa serão apresentados na BioBrazil Fair que começa nessa quinta, 27/06, na capital paulista
A Korin Agropecuária, uma das maiores produtoras de orgânicos e naturais do país, lança na BioBrazil Fair/BioFach América Latina uma ampla linha de verduras e legumes higienizados, cortados, embalados e resfriados que começam a ser vendidos no mercado varejista, em restaurantes e hospitais. O objetivo da empresa é oferecer praticidade e gerar maior procura por alimentos orgânicos. Até agora, apenas alimentos convencionais eram vendidos dessa forma.
Todos os produtos da empresa são certificados pelo IBD (Instituto Biodinâmico). O packing house (central de embalamento) da companhia, localizado em Ipeúna , interior de São Paulo, também possui o certificado IBD, além de ser auditado pela Anvisa. “Queremos facilitar o acesso ao produto, oferecendo um preço mais acessível ao consumidor final. A praticidade, que também gera maior atração, atende o público urbano atual que não tem muito tempo para preparar as refeições após um longo dia de trabalho, por exemplo. Começamos com a alface e agora apresentamos ao mercado diversas opções de verduras e legumes”, explica Valter Watanabe, coordenador de FLV da Korin Agropecuária.
A linha de legumes e verduras orgânicos lavados e higienizados da Korin é composta por alface lisa e crespa, cenoura em cubos e palha, abobrinha, beterraba, abóbora japonesa e seca em cubos, chuchu em cubos, mandioquinha em pedaços, repolho, couve manteiga, entre outros. “A partir do momento que expandirmos a cadeia, aumentarmos a oferta e incentivarmos a procura, conseguiremos tornar o orgânico mais acessível. Sentimos que o mercado vem demonstrando ótima aceitação dos legumes e verduras higienizados e embalados, os quais dispomos em embalagens de 400g e 500g, tamanho estudado e adequado ao consumo diário da família moderna, sem desperdício e a preço justo”, afirma Watanabe. O executivo também explica que no caso de restaurantes e hospitais, que possuem regras severas quanto a riscos de contaminação, este tipo de embalagem oferece maior segurança.
Com a cifra de R$ 60 milhões de faturamento registrada em 2012, investimentos na ordem de R$ 2,8 milhões e uma evolução de 170% nos últimos dois anos, a Korin Agropecuária apresenta no evento, além das verduras e legumes higienizados prontos para o consumo , o frango, carro chefe da empresa, nas versões livre de melhoradores de desempenho à base de antibióticos e orgânico certificado; a carne bovina sustentável, que está chegando ao mercado e um portfólio variado de produtos, composto, entre outros, por café orgânico certificado, arroz orgânico certificado, linha de vegetais orgânicos processados e congelados, mel orgânico, macarrão natural, importado da Itália e sopa instantânea. A BioBrazil Fair e BioFach América Latina acontece entre os dias 27 e 30 de junho, das 11h00 às 20h00, na Bienal do Ibirapuera, São Paulo, SP.
Sopa Instantânea Korin: Orgânica e Sem Adição de Sal
Outra grande novidade a ser apresentada no evento é a primeira sopa instantânea orgânica certificada do país, na versão Frango com Abóbora Kabochá, com sabor adocicado de abóbora japonesa, que representa 70% da composição do produto. Dois outros deliciosos sabores, da linha livre de aditivos químicos, que possuem muitos componentes da sopa instantânea orgânica, também são produzidos com frango orgânico Korin: a Sopa de Frango com Batata e Frango com Legumes. A sopa orgânica tem vários diferenciais relevantes. É certificada com o selo do governo brasileiro SISORG/Orgânicos, é livre de aditivos químicos e realçadores de sabor glutamato monossódico e dissódico, não possui glúten e nem adição de sal. Possui validade de um ano, garantido pelo processo de liofilização e é livre de substâncias conservadoras químicas, sendo também mais nutritiva, uma vez que o processo de “freeze drying” ou liofilização, garante a permanência de 93% dos nutrientes contidos nos alimentos.
Frangos Korin: Versões Livres de Melhoradores de Desempenho e Orgânicos
“Há, em todo o mundo, um número cada vez maior de ações para restringir, ou gradativamente, reduzir o uso de antibióticos na produção animal. A busca por alimentos seguros, principalmente do ponto de vista da ausência de resíduos químicos, é uma preocupação crescente dos consumidores em todo o mundo. Iniciativas como a da Korin em se produzir desta forma, ainda são raras, porém, os benefícios à saúde humana tornam-se cada vez mais evidentes”, afirma Edson Shiguemoto, diretor comercial da Korin Agropecuária.
Preocupada em aliar inovação, qualidade e segurança para seus consumidores, a Korin coloca em prática o conceito de produção que prima pelo bem-estar animal, fator que impacta positivamente a saúde humana. A empresa, ao longo dos anos, desenvolveu métodos que privilegiam o bem-estar das aves, garantindo que expressem seus comportamentos naturais e vivam de maneira sadia, sendo assim, a primeira instituição brasileira a receber o selo de bem-estar animal da criação de aves de corte. Por estes motivos, a Korin tem a chancela de muitos médicos pediatras, que passaram a indicar a marca às mães que buscam uma alternativa de alimentação saudável para os filhos, e também de nutricionistas, que recomendam o consumo do frango natural pelos benefícios ao organismo humano.
“O bem-estar dos animais reflete diretamente seu nível de estresse e este, por sua vez, vincula-se à habilidade deste animal em fazer frente às doenças que tenha a possibilidade de contrair. Assim, percebemos imediatamente, que animais sadios são um requisito básico para que tenhamos alimentos de origem animal adequados, seguros e que contribuam para a manutenção da nossa saúde”, explica Reginaldo Morikawa, diretor superintendente da empresa. Anualmente, a Korin produz aproximadamente 10 mil toneladas de carne de frangos e 10,8 milhões de ovos livres de antibióticos.
Carne Bovina Sustentável do Pantanal
A pecuária faz parte da tradição pantaneira há mais de 250 anos e tem como base o convívio harmonioso do manejo com a natureza. Os consumidores de produtos sustentáveis, além dos apreciadores de churrasco e carnes nobres poderão saborear a carne bovina sustentável da Korin, que está chegando às gôndolas a partir do segundo semestre de 2013.
A produção é realizada em parceria com produtores da região do Pantanal, no Mato Grosso do Sul, através da Associação Brasileira de Pecuária Orgânica, ABPO, que valoriza a pecuária tradicional e atua em conformidade com a legislação ambiental. Os associados são um grupo de produtores rurais preocupados com a viabilidade econômica de seus empreendimentos e com o equilíbrio ambiental e social da região. Além disso, proíbem o uso de agrotóxicos e conservam os recursos hídricos do entorno e, para que a pecuária seja praticada na planície, o pantaneiro realiza a manutenção das pastagens nativas em sua propriedade. “O rebanho é criado em pastagens nativas no Pantanal, convivendo em harmonia com a fauna e a flora regional. Os bezerros permanecem com as matrizes até atingirem a fase de desmama e são tratados somente com medicamentos homeopáticos e fitoterápicos”, explica Shiguemoto. Organizações Não-Governamentais ambientalistas, como o WWF-Brasil, reconhecem na atividade uma alternativa produtiva que contribui com a conservação ambiental do local.
Produção Sustentável
O sistema de produção natural e orgânico da Korin comprova que é possível produzir em escala sem esquecer da sustentabilidade e da saúde. A missão da empresa é produzir e comercializar alimentos que promovam a saúde e o bem-estar do consumidor, assim como a prosperidade do produtor, utilizando métodos produtivos que gradativamente concretizem a Agricultura Natural preconizada por Mokiti Okada, através de um modelo, social, ambiental e economicamente sustentável.
A Korin não utiliza agrotóxicos em sua produção porque seus resíduos contaminam o solo, os mananciais, os alimentos e, em consequência, os consumidores. Também não utiliza antibióticos nas criações, pois estes causam alergias nos consumidores e promovem o desenvolvimento de bactérias resistentes a medicamentos. O frango orgânico Korin possui o certificado em Bem-Estar Animal, emitido pela Ecocert do Brasil, que garante que todo o processo produtivo, da granja até o abate, segue regras rígidas com relação ao bem-estar dos animais. A companhia também acumula o selo de Orgânico, conferido pelo Ministério da Agricultura, a certificação Livre de Antibióticos (AF, na denominação internacional) e o selo do IBD para os produtos orgânicos.
A Korin Agropecuária foi vencedora do Prêmio Eco 2012 da AMCHAM, Câmara de Comércio Americana, na categoria “Sustentabilidade em Processos”, pela construção de cadeia produtiva sustentável na agroindústria de avicultura alternativa.
*Agricultura Natural – A forma de cultivo orgânico que veio do Japão:
Formas de cultivo que visam respeitar as leis da natureza surgiram nos Estados Unidos, na Europa e no Japão. Em 1930, o filósofo e espiritualista japonês Mokiti Okada elaborou trabalhos nas áreas de agricultura, artes, medicina, religião e educação. Deixou muitos legados e liderou o movimento da agricultura orgânica no Oriente. A Korin produz alimentos nos moldes da Agricultura Natural de Mokiti Okada, sem agrotóxicos, em que resgatar a pureza do solo e dos alimentos, preservar a diversidade e o equilíbrio biológico e contribuir para a elevação da qualidade da vida humana, são preceitos fundamentais. Mokiti Okada alertou para a necessidade de uma avaliação cuidadosa sobre os "bons resultados" obtidos pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, que têm caráter passageiro e acarretam graves consequências ao meio ambiente. Em 1930 ele já alertava a população sobre a impregnação de resíduos químicos nos alimentos, a alteração do verdadeiro sabor dos mesmos, o comprometimento da saúde do lavrador, que manipula tais produtos, e do consumidor, além da contaminação de mananciais, leitos de rios, lençóis freáticos, enfim da ampla degradação ambiental que afeta toda a cadeia alimentar. A Agricultura Natural busca o equilíbrio das propriedades do solo, da planta, do animal e do meio ambiente. Além da Linha de Frangos Livres de Antibióticos e Orgânicos, a Korin tem em torno de 60 produtos naturais e orgânicos entre frutas, hortaliças e legumes.
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email