Vacinação contra poliomielite continua em Ipeúna
Publicado em: 25 de junho de 2013
O município de Ipeúna ultrapassou a meta de vacinar 90% das crianças na faixa etária entre seis meses e menores de cinco anos, mesmo assim continuará vacinando contra a poliomielite até o próximo dia 5.
A informação é do Setor de Vacinação do Programa Saúde da Família (PSF). De acordo com o órgão, até a sexta-feira (21), o município já tinha vacinado 93% do público-alvo. A expectativa agora é atingir 100%.
De acordo com a enfermeira Fabiana Bonifácio de Aguiar, a vacinação é importante porque permite que seja estabelecida a proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente, garantindo que a poliomielite permaneça erradicada no Brasil. O último caso de poliomielite registrado no Brasil foi há 24 anos e, desde 1994, o país tem o certificado da Organização Mundial da Saúde (OMS) de erradicação da poliomielite.
As vacinas estão disponíveis no PSF, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30em todos os postos de saúde dos municípios. A poliomielite é uma doença viral, causada por poliovírus e subdivide-se em três sorotipos (1, 2 e 3). É altamente contagiosa, e afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas da doença (febre, fadiga, cefaleia, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos membros), mas excretam o vírus em suas fezes, portanto, podem transmitir a infecção para outras pessoas.
Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão. O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é geralmente de sete a 12 dias, podendo variar de dois a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação.
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email