Prefeitura de Ipeúna prioriza qualidade da merenda escolar
Publicado em: 06 de junho de 2013
Preocupada com a qualidade nutricional da merenda oferecida nas unidades de ensino do município, a Prefeitura de Ipeúna busca periodicamente introduzir novos alimentos, tendo em vista a promoção e o incentivo de hábitos alimentares saudáveis entre os alunos. De acordo com a nutricionista Thais Dias Rogério Viviani, responsável pela merenda escolar do município, tem sido boa a aceitação das crianças diante da proposta de inserção de novos produtos na merenda escolar, como é o caso do cereal esferas de chocolate.
“Tia, tá gostoso, quero mais”, pediu Gisele, 4 anos, aluna da Emeief “Ildebran Prata”, diante do lanche. Bryan, 4, fez a mesma observação e acrescenta: “Faz barulhinho e com leite é mais gostoso”, afirmou. A nutricionista explica que para verificar a aceitação do cereal é realizado o teste de aceitabilidade. “A aceitação de um alimento pelos alunos é importante, pois permite avaliar a preferência média dos alimentos oferecidos, além de evitar o desperdício de alimentos e de recursos”, explica.
No caso do cereal esferas de chocolate, o teste foi realizado nas unidades de ensino da rede municipal e teve uma aceitação média de 94%. A nutricionista informa que o Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) preconiza aceitação acima de 85%. “A partir destes resultados, o produto deverá ser incluído no próximo processo licitatório para a merenda escolar”, comenta.
Diariamente, são servidas aproximadamente 3.800 refeições nas quatro unidades escolares, sendo: café da manhã: 500 porções; lanche da manhã: 900; almoço: 950; lanche da tarde: 800; lanche da noite: 300; e, jantar: 350.
Os alunos da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) e da creche recebem as quatro refeições diárias e, desta forma, têm supridas mais de 85% das necessidades diárias recomendadas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Já os alunos do período matutino recebem café da manhã, lanche da manhã e almoço. Os alunos do período vespertino se alimentam do almoço e lanche da tarde e, os do noturno, recebem um lanche no intervalo das aulas.
Thais ressalta que a qualidade da alimentação é fundamental para garantir o bom aproveitamento escolar. “Uma alimentação nutricionalmente equilibrada favorece o desempenho escolar e garante maior assimilação dos conhecimentos”, afirma.
Ela explica ainda que o cardápio escolar é montado obedecendo às necessidades nutricionais de cada faixa etária e sempre seguindo os padrões recomendados pelo (PNAE). “O cardápio das escolas segue o mesmo padrão, variando apenas o preparo de acordo com a faixa etária”.
No cardápio predominam frutas, hortaliças, legumes, leite, cereais, carne, pães, bolachas, iogurtes, bolos e sucos. “A preferência é sempre pelos produtos de época, que são mais saudáveis. Doces, só os bolos nutritivos, mel, iogurte de fruta e barrinha de cereais, além de cardápio diferenciado em datas especiais”, explica a nutricionista.
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email