Criança Ativa: Escola de Futebol comemora três anos revelando talentos no esporte
Publicado em: 16 de maio de 2013
A Escola de Futebol, do Projeto Criança Ativa desenvolvido pela Prefeitura de Ipeúna, completa neste mês, três anos de sucesso, revelando talentos para o esporte da região. A última conquista é a contratação de nove atletas da Escola pela equipe do Rio Claro Futebol Clube para disputar o Campeonato Paulista, nas categorias de base (Sub 15 e 17). Para comemorar essas e tantas outras vitórias, será realizada na quinta-feira (23), às 19h30, no Centro Comunitário “Armando Zamboni”, uma festa que reunirá atletas, familiares, autoridades e patrocinadores.
O evento tem por objetivo valorizar e incentivar cada vez mais os jovens atletas que têm dado exemplos de perseverança, responsabilidade e compromisso. Ao longo destes três anos, vários times da região, como Ponte Preta, Velo Clube, União São João, Independente de Limeira e, Fluminense, do Rio de Janeiro, contrataram atletas revelados nos gramados ipeunenses do Estádio Municipal “José Luiz Bueno”.
“Temos muito a comemorar. Nossa maior conquista é a evolução dos garotos, não só no que diz respeito ao futebol, mas principalmente quanto ao caráter e postura social. São garotos de pouca idade, mas que revelam coragem, responsabilidade e, principalmente, perseverança. Tenho muito orgulho de todos eles”, afirma o coordenador da Escola de Futebol, Carlos Eduardo Ribeiro, o Carlão.
A admiração é recíproca. Murilo Tavares, 16, um dos contratados pelo Rio Claro FC, afirma que o treinador é um exemplo para ele. “O Carlão é parceiro, gente boa, corre atrás das oportunidades pra gente. Só tenho a agradecer a ele e a todos os parceiros da Escola de Futebol. Na verdade, eu já estava sem esperança de atuar em uma equipe por causa da idade, por isso, estou muito feliz. Agora, estaremos em evidência!”, comemora o atleta que há cerca de quatro anos treina na Escola de Futebol do Projeto Criança Ativa.
Everson Rocha da Silva Jr., 15, também vai treinar nos gramados rio-clarenses. “Fiquei surpreso com a oportunidade, surgiu mais rápido do que eu esperava. Por isso, quero fazer o meu melhor. Essa é uma das coisas que também aprendemos na Escola de Futebol, além da técnica: valorizar as oportunidades e saber aproveitá-las, dando exemplo e tendo um bom caráter”, comenta.
Outro atleta contratado pelo time de Rio Claro é Kevyn Augusto Colaço, 14. Ele destaca que desde pequeno sonha em ser jogador de futebol. “Sei que agora terei uma rotina bastante corrida, pois terei de conciliar o estudo e os treinos, mas mesmo assim estou feliz. Acredito que quando a gente sonha e corre atrás, sem se desviar dos nossos objetivos e buscando sempre o melhor, temos a possibilidade de alcançar”, afirma.
O prefeito Ildebran Prata, idealizador do Projeto Criança Ativa afirma que o esporte é, sem dúvida, um instrumento de inclusão social, reeducação comportamental e profissional. “É importante incentivar e apoiar os jovens e adolescentes a se envolverem com o esporte. Esses e tantos outros garotos que frequentam a Escola de Futebol têm potencial e o apoio da administração municipal, da comunidade e, principalmente, da família farão a diferença para que alcancem o sucesso desejado”, afirma.
Carlão destaca que o trabalho da Escola de Futebol não se limita apenas às quatro linhas, o atleta de futebol nasce a partir da base familiar, da base educacional, do convívio social. “Trabalhamos questões sociais, como a conduta que o atleta deve ter fora de campo, aspectos como amizade e respeito, fundamentais na vida de qualquer cidadão e, principalmente, do desportista, além de acompanharmos o desempenho escolar”, observa.
Periodicamente, os jovens também fazem passeios, como a visita a vários estádios de futebol, ao Palácio do Governo, Assembleia Legislativa, Aeroporto de Congonhas, Comando Geral da Polícia Militar, Parque do Ibirapuera, Universidade de São Paulo (USP), entre outros.
Atualmente, 170 atletas entre 6 e 17 anos integram a Escola de Futebol. Os treinos acontecem de terça à sexta-feira, pela manhã e à tarde, no Estádio Municipal. Interessados em participar devem fazer a inscrição na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua 3 nº 295, Centro. Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones 3537.1379 ou 3537.1335.
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email