Nº de filiados a partidos cresce 415% na região de Piracicaba em dez anos
Total passou de 58.637 em 2002 para 302.375 em março, segundo o TSE.
No mesmo período, eleitorado aumentou 27% em 18 cidades pesquisadas.
Publicado em: 10 de maio de 2013
O número de pessoas filiadas a partidos políticos em 18 cidades da região de Piracicaba (SP) cresceu 415% nos últimos dez anos, segundo dados divulgados neste mês pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A elevação é muito superior, por exemplo, ao aumento de 27% no número oficial de eleitores no mesmo grupo de municípios.
De acordo com o TSE, a região alcançou em março 302.375 eleitores filiados a 29 partidos. No final de 2002, foram contadas 58.637 filiações divididas entre 30 agremiações políticas. Já o eleitorado nas 18 cidades passou de 685.277 para 871.743 no período. O PMDB é a maior sigla na região, com 46.197 correligionários. Em seguida estão PT (27.826), PP (26.963), PSDB (25.700) e o PTB (24.400).
Segundo especialistas, a maior quantidade de filiados pode até significar mais participação dos cidadãos na vida política das cidades, mas a hipótese mais provável é a de ações estratégicas de grupos políticos para se fortalecerem.
“A verdade é que não existem muitas pesquisas sobre a qualidade das filiações partidárias. Em grande parte, usam-se números absolutos de filiados que não consideram aspectos qualitativos da participação nos partidos. Muita gente nem sabe que está ligada a um partido”, disse Bruno Speck, cientista político da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Segundo ele, os próprios dados absolutos dão força à hipótese de que boa parte das filiações é resultado de estratégias pontuais para eleições. “Estudos mostraram que há picos de filiações justamente no período pré-eleitoral”, disse Speck.
Maria do Socorro Sousa Braga, professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e cientista política, também afirmou que faltam pesquisas qualitativas no Brasil sobre a filiação partidária.
Brasil e Estado O crescimento de 415% no número de filiados a partidos na região está acima da alta registrada no Estado de São Paulo, que foi de 405% no mesmo período de dez anos. Já no Brasil as filiações cresceram 431%.
Além de Piracicaba, o levantamento regional contabiliza dados dos municípios paulistas de Águas de São Pedro, Capivari, Charqueada, Cordeirópolis, Cosmópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Ipeúna , Iracemápolis, Limeira, Mombuca, Nova Odessa, Rafard, Saltinho, Santa Bárbara d’Oeste, São Pedro e Rio das Pedras.
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email