Projeto incentiva consumo de verduras e legumes na creche
Publicado em: 10 de maio de 2013
A alimentação de uma criança é um assunto muito sério. Doses suficientes de proteínas, vitaminas e minerais são essenciais para o crescimento. Por isso, no município de Ipeúna o cardápio escolar é montado obedecendo às necessidades nutricionais de cada faixa etária e sempre seguindo os padrões recomendados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Porém, nem sempre é fácil convencer a criança a experimentar um novo alimento, principalmente as verduras e legumes. Por isso, para incentivar o consumo desses alimentos a EMEIEF “Ildebran Prata” vem desenvolvendo o Projeto Alimentação Saudável, com as crianças da creche, com o objetivo de garantir práticas de inclusão social, oportunizando o conhecimento dos diferentes grupos de alimentos e suas propriedades e importância para a saúde.
De acordo com a coordenadora pedagógica, Jeane Magrini Callegaro, por meio do Projeto, toda quarta-feira é dia de feira para os alunos da creche, com a demonstração de verduras, legumes e frutas. “Começamos em sala com informações sobre a verdura, inicialmente. As monitoras trabalham histórias, fantoches, quebra-cabeças, jogo da memória, classificação dos alimentos, músicas, cores, brincadeiras, plantio de mudas, entre outras atividades, evidenciando todos os aspectos do conhecimento”, explica.
Às quartas-feiras, é realizada a atividade na prática. As crianças conhecem o alimento e recebem noções de higiene, preparo e o bem que aquele alimento faz para o corpo como um todo, além de fazerem a degustação, para apreciação da textura. “No caso das verduras, que são os alimentos trabalhados nesta primeira etapa do projeto, a degustação é feita em salada e eles ajudam a lavar e a temperar, sempre com o acompanhamento das monitoras. Depois, todos são convidados a experimentar”, explica.
Jeane comenta que a iniciativa vem dando bons resultados. “As crianças vêm aceitando bem os alimentos apresentados e ficam empolgados com a preparação. É algo novo para eles. No caso da acelga, por exemplo, de todos os que provaram apenas três crianças não aceitaram”, conta. Ela esclarece que aos poucos os novos alimentos vão sendo introduzidos na merenda. “No caso da acelga, a verdura foi preparada no almoço. Mas nem sempre será servida no mesmo dia, pois já provaram durante a ‘feira’”, ressalta.
A direção da escola solicitou a parceria da família no estímulo ao consumo das verduras, legumes e frutas por parte das crianças. “Toda a equipe escolar está empenhada no sucesso do projeto e temos solicitado aos pais que incentivem seus filhos a experimentarem os alimentos oferecidos. O apoio da família é fundamental”, comenta.
No cardápio da merenda há verduras, frutas e legumes. Diariamente, são servidas cinco refeições aos cerca de 200 alunos da creche, sendo café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar. De acordo com a nutricionista Tais Rogério Dias, a merenda escolar no município chega a suprir mais de 75% dos nutrientes diários recomendáveis.
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email