Alunos participam da Semana de Leitura
Publicado em: 25 de abril de 2013
Em alusão ao Dia Nacional da Leitura Infantil, comemorado no último dia 18, a Secretaria de Educação de Ipeúna envolveu os alunos da rede municipal numa programação especial. Realizada no período de 16 a 19 de abril, a Semana de Leitura teve por objetivo motivar os alunos para a leitura e reforçar sua importância para o desenvolvimento intelectual.
Para isso, foi organizada uma Exposição de Livros no Centro Comunitário “Armando Zamboni” (CECI), com contação de histórias. As escolas se revezaram para ouvir as histórias contadas pela funcionária da Livraria Eureka, de Rio Claro. A exposição trouxe livros para todas as faixas etárias, desde os chamados pré-leitores, entre 0 e 5 anos, até livros para colorir, livros interativos, juvenis e adultos, inclusive lançamentos.
A exposição também foi visitada pela população, que aprovou a iniciativa. É o caso da dona de casa Mileide Gonçalves, mãe de duas crianças de 6 e 10 anos. “Acho a iniciativa muito importante, pois estimula a criança à leitura. Tenho o hábito da leitura e procuro incentivar meus filhos, adquirindo livros e contando histórias”, comenta.
Na Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI), a Semana de Leitura não se restringiu apenas à Exposição de Livros, mas as crianças foram envolvidas em diversas atividades, incluindo apresentação de dança. Os bailarinos rio-clarenses Katia Correa e Brayam Sanches se apresentaram na escola na sexta-feira (19), com duas performances, de jazz e balé clássico.
As apresentações foram aplaudidas com entusiasmo pelas crianças da Escola. “Achei maravilhoso, nunca tinha assistido uma apresentação assim”, comenta a aluna do 5º ano Talita Cristine Tavares, 10. Já Luana Silva de Oliveira, 10, ficou encantada com os passos de balé clássico executados pelo casal. “Ela girando na ponta do pé é impressionante”, diz a garota, que também faz aulas de dança por meio do Projeto desenvolvido na EMTI. “Quero uma sapatilha de ponta quadrada igual à dela”, diz com os olhos brilhando.
Presente à apresentação de dança, o prefeito Ildebran Prata destaca a importância de incentivar às crianças ao desenvolvimento de atividades culturais, que contribuam para o desenvolvimento intelectual e formação do indivíduo. “Por isso, priorizamos o desenvolvimento de atividades não só dentro da grade curricular, mas também por meio de outros projetos, que favoreçam o desenvolvimento cultural e intelectual de nossas crianças”, ressalta.
Paralela à Exposição de Livros, também aconteceu no mesmo período, no CECI, a exposição dos alunos das oficinas de Pintura em Tela, desenvolvidas pelo Fundo Social de Solidariedade e também do Setor de Assistência Social. Foram expostas telas dos alunos, com o objetivo de mostrar á comunidade a qualidade das obras produzidas, além de atrair novos alunos.
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email