Câmara Intermunicipal discute rio Corumbataí
Publicado em: 15 de abril de 2013
Rio Claro, Piracicaba, Ipeúna , Santa Gertrudes, Analândia, Charqueada e Corumbataí unem forças em prol da preservação ambiental. Juntos, parlamentares que integram o grupo representam 654 mil habitantes da região.
A primeira reunião, organizada pelo vereador Júlio Lopes, aconteceu na manhã da última quarta-feira, dia 10, nas dependências da Câmara Municipal de Rio Claro.
Da região estiveram presentes: Wilson Tietz, de Charqueada; José Aparecido Longatto, Piracicaba; Diego Heron Pinheiro, de Ipeúna ; Cláudio Lourenço Franco, advogado de Santa Gertrudes; João Altarugio, de Corumbataí e Leandro Eduardo Santarpio, de Analândia. Também participou do encontro o diretor da Defesa Civil, Danilo de Almeida Kuroishi.
No início do encontro, Júlio Lopes, que integra a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, comentou que percorreu 25 quilômetros do Rio Corumbataí, no mês passado, onde verificou problemas que avalia como graves. No transcorrer da reunião, o vereador de Rio Claro exibiu imagens da expedição.
Longatto, que encontra-se no sétimo mandato consecutivo como vereador de Piracicaba, comentou sobre a criação do Fórum Permanente de Defesa do Rio Corumbataí. O parlamentar enfatizou que atua nesta área desde a década de 90 quando o projeto Cantareira reduziu em 40% (época de chuvas) as águas do Rio Piracicaba ignorando os riscos ao abastecimento da cidade que hoje conta com 400 mil habitantes.
“Hoje necessitamos exclusivamente do Rio Corumbataí. Se as cidades vizinhas não ajudarem, Piracicaba terá grave problema de falta d’agua decorrente de danos causados ao Rio Corumbataí”, afirmou Longatto.
Cláudio Franco, de Santa Gertrudes, para exemplificar a gravidade que se encontra o Rio Corumbataí, lembrou a todos os presentes diante das imagens que a expedição liderada por Júlio Lopes foi realizada em época de chuvas. “Se hoje o Rio Corumbataí, em diversos pontos, já está raso demais imaginem a partir de agosto com a época seca”, alertou.
Leandro Santarpio comentou que em Analândia, onde nasce o Rio Corumbataí, em 2010 foi aprovada lei municipal que institui o dia 25 de outubro que dia de preservação, recuperação e conservação do rio. “É uma pequena iniciativa que se aplicada corretamente vai contribuir para manter o Corumbataí despoluído na nossa região”, apontou.
A próxima reunião do grupo está confirmada para acontecer no dia 17 de maio deste ano, às 8h30, na Câmara Municipal de Piracicaba. Na ocasião, o grupo parlamentar vai definir ações práticas para a preservação e recuperação do Rio Corumbataí bem como levar a discussão ao conhecimento dos membros da Bacia do Piracicaba, Capivari e Jundiaí, o PCJ. Fonte:http://www.guiarioclaro.com.br/materia.htm?serial=151012541
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email