Prefeitura investe em equipamento para conservação de vacinas
Publicado em: 14 de janeiro de 2013
A Prefeitura de Ipeúna adquiriu uma câmara de conservação de vacinas com capacidade para 280 litros, suficientes para armazenar 12.500 doses de vacina, no valor de R$ 17.350,00.
O sistema é automático e mantém a temperatura das medicações no período de seis a oito horas, caso falte energia elétrica. “A câmara de conservação de vacinas é um importante investimento na saúde do município de Ipeúna”, destaca o prefeito Ildebran Prata.
De acordo com a enfermeira Lúcia Cairo o novo equipamento permite armazenar todo o estoque de vacinas e manter sua qualidade com temperatura fria eficiente. “É preciso atenção e cuidado quanto ao armazenamento, conservação, distribuição, transporte e manipulação das vacinas”.
Ela explica que até a aquisição do equipamento, no caso de interrupção no fornecimento de energia, as vacinas tinham que ser isoladas até que o Setor de Vigilância Epidemiológica da Diretoria Regional de Piracicaba autorizasse a utilização após a realização de testes e análises. “Nunca perdemos vacinas, mas até a liberação da Vigilância ficávamos sem poder atender a demanda do município. Agora não teremos mais esse problema”, afirma.
Mensalmente, são aplicadas cerca de 150 doses de vacina na Unidade de Saúde da Família (PSF). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h.
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email