Foi realizada na última segunda-feira (3), a formatura dos alunos do Programa Educacional de Prevenção às Drogas e à Violência – Proerd 2012, no Anfiteatro Municipal.
No total, 124 alunos da rede municipal, sendo 101 da EMEF “Dr. Ulysses Guimarães” e 23 da Escola de Tempo Integral (ETI), do 5º ano participaram do programa da Polícia Militar, que tem por objetivo a conscientização de crianças e adolescentes no combate ao uso das drogas.
“O Proerd é um projeto de fundamental importância no combate às drogas e à violência, preparando as crianças de modo atrativo e dinâmico para lidar com possíveis ofertas de drogas e vícios em geral”, comentou o vice-prefeito José Antonio de Campos durante a cerimônia.
Também estiveram presentes à cerimônia, o presidente da Câmara dos Vereadores Adilson Rodrigues da Silva, o sargento José Maria Wenzel, do 37º Batalhão da Polícia Militar, diretores, professores e familiares dos formandos, além de representante da Edra do Brasil, empresa que apoiou a realização do projeto.
O sargento José Maria Wenzel, coordenador do Proerd no município, destaca que é necessário educar jovens e adolescentes para resistirem às pressões para o uso das drogas. “O Proerd ensina às crianças técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros, auxiliando as crianças a dizerem não às drogas”.
Ele afirma ainda que 90% dos casos de envolvimento de adolescentes e jovens com as drogas se originam por problemas ou falhas da própria família. “Por isso, também realizamos palestras direcionadas aos pais e adultos, com o objetivo de apresentar estratégias de enfrentamento do problema e orientações sobre como reconhecer e identificar possíveis usuários, principalmente, ajudando-os os filhos a evitar o uso das drogas”, observa.
O que é o Proerd?
O Proerd foi criado nos Estados Unidos e trazido para o Brasil em 1992. Trata-se de um programa preventivo e estratégico voltado aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que mostra os efeitos das drogas e ensina as habilidades necessárias e motivação para manter-se afastadas das drogas.
O Proerd é aplicado em parceria nas escolas, durante 10 semanas, com uma aula por semana ao longo do semestre. Os instrutores são policiais militares fardados que, acompanhados pelos professores das turmas, passam lições que objetivam o desenvolvimento da auto-estima, cidadania e civilidade, além de ensinar técnicas de auto-controle e resistência às pressões dos companheiros às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes. |