Prefeitura adere ao Selo Amigo do Idoso
Publicado em: 30 de novembro de 2012
Com aproximadamente 15% da população com mais de 60 anos, Ipeúna aderiu na quarta-feira (28) ao Selo Amigo do Idoso, que tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida da terceira idade em todo o Estado.
Lançado pelo governador Geraldo Alckmin, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o prefeito Ildebran Prata assinou o termo de adesão à iniciativa.
Também estiveram presentes ao ato, o deputado estadual Aldo Demarchi, o presidente da Câmara de Vereadores de Ipeúna Adilson Rodrigues da Silva, o vereador Alécio Pasetto, a secretária de Planejamento e Obras de Ipeúna Maria da Grava Guilherme Favarin, o assistente Bruno Lourenço da Silva e o vereador eleito Diego Pinheiro.
O Selo Amigo do Idoso integra o programa São Paulo Amigo do Idoso e visa estimular os municípios a criarem ações voltadas ao envelhecimento ativo da população a partir de critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo levantamento da Fundação Seade, a tendência é que no ano de 2050 a terceira idade represente 30% da população de todo o Estado de São Paulo. Daí a necessidade de serviços de atenção ao idoso.
O prefeito Ildebran Prata afirmou que o Programa vem ao encontro dos objetivos do município de ampliar as ações para a melhor idade. “Precisamos realmente de iniciativas que contemplem o bem-estar desta faixa etária, pois é uma parcela da população que muito contribuiu para o desenvolvimento do município”, observa.
Durante a cerimônia, o governador Alckmin anunciou a liberação de R$ 250 mil para Ipeúna e outras 98 cidades, destinados à construção de um Centro de Convivência do Idoso, com um total de 203 m². De acordo com o prefeito Ildebran Prata, o município de Ipeúna já tem um projeto para a construção de uma nova unidade anexa ao Núcleo de Assistência Social (antiga Casa do Idoso), destinada à realização de atividades para a Melhor Idade, num total de 400 m².
Para garantir a certificação, as cidades precisam cumprir quatro etapas, num total de 40 ações eletivas e obrigatórias. São elas: assinatura do Termo de Adesão; ações obrigatórias para receber o Selo Inicial; ações obrigatórias e eletivas para adquirir o selo intermediário e uma ação obrigatória para receber o Selo Pleno.
Ainda em São Paulo, o prefeito esteve na Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), apresentando documentos para adequação do projeto de construção da nova escola estadual em construção no Jardim dos Ipês. “Os documentos foram elaborados pela empresa responsável pelas obras e agora aguardamos a liberação para a continuação da construção”, explica o prefeito.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=528:prefeitura-adere-ao-selo-amigo-do-idoso&catid=1:noticias&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email