Ipeúna realiza Campanha de Combate à Hanseníase
Publicado em: 09 de novembro de 2012
A Secretaria Municipal de Saúde de Ipeúna, por meio do Programa Saúde da Família (PSF), concluiu no último dia 26, a Campanha Estadual de Combate a Hanseníase no município, que neste ano teve por objetivo a identificação de novos casos da doença em crianças com idade entre cinco e 14 anos.
De acordo com a coordenadora do PSF, Rosani Maria Leite, todos os alunos da rede municipal receberam uma ficha-espelho que deveria ser preenchida pelos pais e devolvida ao PSF.
No total, 997 fichas foram distribuídas entre os alunos, das quais 201 foram devolvidas devidamente preenchidas. Além da identificação da criança, os pais deveriam responder seis perguntas e informar se a criança apresenta alguma mancha esbranquiçada ou avermelhada na pele. “As crianças que foram indicadas com manchas serão avaliadas por um profissional de saúde e, se necessário, encaminhadas ao dermatologista para um exame mais detalhado”, explica Rosani.
A hanseníase é uma doença que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O contágio é feito por vias respiratórias e os principais sintomas da doença são manchas brancas ou avermelhadas em qualquer parte do corpo, lisas ou ásperas, caroços avermelhados ou castanhos, câimbra ou dormência em áreas da pele, redução da sensibilidade à dor, calor ou frio, além do engrossamento de nervos dos braços e perda de pelos nos locais das manchas.
Rosani explica que a hanseníase tem cura, mesmo nos estágios mais avançados da doença. Ela esclarece que, assim que o paciente começa a ser tratado, a transmissão é interrompida. O tratamento é feito por via oral, com remédios disponíveis no Sistema Único de Saúdes (SUS), sem necessidade de internação. O tratamento, no entanto, não pode ser interrompido.
Mais informações podem ser solicitadas no Setor da Vigilância Epidemiológica, que está localizado no Hospital Municipal, na Rua Araripe Custódio da Fonseca, s/ no , Altos de Ipeúna. O telefone é 3576.1319.
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email