Melhor Idade ganha Praça de Exercícios em Ipeúna
Publicado em: 09 de novembro de 2012
A Prefeitura Municipal de Ipeúna, por meio do Setor de Assistência Social, inaugurou na manhã da terça-feira (6), a primeira Praça de Exercícios do Idoso, um espaço conquistado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Maria Luiza Prata especialmente para melhorar a qualidade de vida desta faixa etária, que em Ipeúna representa aproximadamente 15% da população do município.
A Praça de Exercícios do Idoso foi implantada por meio de um convênio com o Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP), no va1or de R$ 15 mil, com contrapartida da Prefeitura de aproximadamente R$ 7 mil.
“Essa praça contribuirá na qualidade de vida dos idosos de Ipeúna”, afirma o prefeito Ildebran Prata enquanto utiliza um dos equipamentos de ergonomia instalados na Praça. Ele lembra que a construção da Praça é mais um passo em respeito ao idoso, “investir no bem-estar do idoso é uma satisfação, pois é uma parcela da população que muito contribuiu para o desenvolvimento do município”, afirma.
Segundo a secretária municipal de Projetos e Obras, Maria da Graça Favarin, os aparelhos foram projetados para permitirem a realização de atividades físicas, que resultem em benefícios aos idosos. O professor de Educação Física César Picardt, explica que o projeto visa melhorar a coordenação motora, a força muscular, proporcionando mobilidade às articulações e prevenindo doenças cardiovasculares.
As atividades da Praça de Exercícios do Idoso são compostas de cinco estações com placas autoexplicativas para a realização segura dos exercícios de prevenção. A fisioterapeuta Dayse dos Santos Luís, que esteve orientando os idosos, explica que a Estação Barras Paralelas facilita a marcha e melhora o equilíbrio. A Estação senta-Levanta fortalece os membros inferiores e facilita o deslocamento e a Estação Rampa-escada aumenta a independência para atividades de vida diária e facilita o deslocamento. Já a Estação Ergometria melhora e mantém a flexibilidade e o movimento das articulações das pernas. A Estação Placa Giratória melhora e mantém a flexibilidade e o movimento do punho e do antebraço. E, finalmente, a Estação Escada para Dedos melhora/mantém a mobilidade dos ombros e a extensão do braço.
A dona de casa Juraci Benedita Monezzi comemorou a implantação da Praça. “Tenho problema nas articulações das mãos e a Estação Escada para Dedos vem ao encontro das minhas necessidades, poderei fazer os exercícios com mais facilidade”, afirma. O aposentado Dorival Luiz Torrezan, 74, aprovou a iniciativa. “É muito bom poder contar com um espaço como este, voltado especificamente para a terceira idade”, disse enquanto experimentava a Estação Ergometria. A dona de casa Irma Dias elogiou a iniciativa. “A Praça está bastante agradável, com os equipamentos colocados à sombra, favorecendo sua utilização”, ressalta.
Durante o mês de novembro, o professor César Picardt estará desenvolvendo atividades com os integrantes do Grupo da Melhor Idade na Praça de Exercícios dos Idosos, com o objetivo de familiariza-los com os novos equipamentos.
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email