Na quarta-feira (31), todos os alunos da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) participaram de uma integração para a apresentação dos trabalhos do “Projeto Água”, realizado durante o mês de outubro.
“O objetivo do projeto foi ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas dos problemas que o Brasil vem enfrentando nos últimos anos com a poluição e a falta de água”, explica a coordenadora pedagógica Rosângela Leite Penteado.
As atividades propostas pelo Projeto levaram os alunos a perceberem as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social; reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço; adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica, entre outros aspectos.
O Projeto contemplou a realização de pesquisas das contas de água para comparação da quantidade de água consumida pelas famílias, quantidade de água do mundo e a comparação com a quantidade de água potável, visitas ao poço artesiano e a Estação de Tratamento de Água (ETA), criação de paródias, músicas e danças. “Como produto final a elaboração de cartazes e portfólios com todas as descobertas, exposição dos trabalhos”, explica a coordenadora.
Rosângela afirma que os resultados do Projeto foram muito satisfatórios. “Os resultados nos mostraram que as crianças compreenderam que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta estão em nossas mãos e dependem da nossa atitude”, conclui Rosângela.