Alunos do Criança Ativa cultivam horta própria
Publicado em: 30 de outubro de 2012
Com o objetivo de incentivar a alimentação saudável e o consumo de hortaliças e verduras, o Projeto Criança Ativa vem desenvolvendo uma horta, cultivada pelos próprios alunos na EMEF “Dr. Ulysses Guimarães”.
A informação é do coordenador do Projeto, o professor de Educação Física Valter Lopes. “A iniciativa nos permite também ensiná-los como cuidar da natureza e preservar o meio ambiente, colocando em prática conhecimentos aprendidos em sala de aula”, explica.
Divididos em turmas de oito a dez alunos, dos períodos matutinos e vespertinos, eles se revezam nos cuidados da horta, tirando o mato e as pedras, sempre acompanhados por um monitor da escola. “Todos querem fazer um pouco de cada coisa. Uns têm interesse em plantar, outros gostam mais de regar, outros de fazer a limpeza dos canteiros e vasos. Além disso, eles fazem muitas perguntas sobre os diversos aspectos e na impossibilidade de respondermos na hora, os levamos à Sala de Informática para realizar a pesquisa”, esclarece o coordenador. Os alunos fazem acompanhamento semanal e mensal dos acontecimentos da horta, como crescimento, colheitas, clima, tempo, entre outros.
A princípio foram plantadas mudas de alface, rabanete, beterraba, cenoura, salsinha, cebolinha e agrião. Depois, foram plantadas sementes de alface, rúcula, pimenta e flores para enfeitar a horta. A escolha do que plantar foi feita com base no que seria mais fácil para as crianças cultivarem. Os alunos também são estimulados à prática da reciclagem de materiais, com a utilização de pneus, garrafas PET e madeira no cultivo da horta.
A iniciativa já deu os seus primeiros resultados. Na segunda-feira (22), os alunos fizeram a primeira colheita e saborearam uma deliciosa salada de berinjela com os rabanetes colhidos na pequena horta da escola. “Já percebemos mudança nos hábitos alimentares, crianças que antes não gostavam ou não tinham o hábito de comer verdura, por exemplo, experimentaram com prazer”, observa Valter.
A diretora da escola Mirela Tralba Masson explica que a princípio estarão colhendo em pequenas quantidades para o consumo dos próprios alunos e funcionários da escola. “Futuramente, queremos aumentar o volume da horta para que os alunos possam levar para casa o resultado da iniciativa, compartilhando com a família essa experiência saudável”, salienta.
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email