Alckmin sanciona PLC Aglomeração Urbana da região
Publicado em: 27 de junho de 2012
O governador Geraldo Alckmin sancionará na tarde desta terça-feira, 26, o PLC 11/2012, que cria a Aglomeração Urbana de Piracicaba. A Aglomeração de Piracicaba estará constituída pelo agrupamento dos municípios de Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna , Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.
A cerimônia de assinatura acontece às 15 horas no Palácio dos Bandeirantes, que fica na Avenida Morumbi, número 4.500, São Paulo, capital. O processo de votação para a aprovação do PLC 11/2012 aconteceu depois da realização de três audiências públicas nas cidades de Rio Claro, Limeira e Piracicaba.
A região contará com um novo modelo de gestão compartilhada dos investimentos públicos e estratégicos. A estrutura da nova unidade regional paulista contará com um Conselho de Desenvolvimento, em que terão assento paritário os 22 prefeitos dos municípios que compõem a região, representantes do estado e da Assembleia Legislativa, decidindo de forma conjunta os investimentos estratégicos para a região. “A Aglomeração de Piracicaba se incorpora de forma definitiva ao planejamento estratégico das regiões metropolitanas de São Paulo”, afirma o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido.
Devido à conurbação das cidades de uma mesma região, das especificidades, das relações econômicas e estruturais de transporte e infraestrutura, há necessidade que seja realizado um planejamento conjunto dos municípios com o estado. Existem problemas que, isoladamente, nem o estado e nem os municípios conseguirão ou poderão resolver. O Aglomerado Urbano de Piracicaba fica dentro da Macrometrópole Paulista, região que congrega 173 cidades, concentra 73% da população e 83% do PIB do estado, 28% do PIB do país.
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email