Rio Claro tem representante na Apecs
A professora Miriam Hebling Almeida desenvolve ações com alunos para preservação do meio ambiente junto à Associação de Pesquisadores Polares em Início de Carreira
Publicado em: 28 de maio de 2012
Graduada em Letras e professora de Inglês na escola Puríssimo, a professora Miriam Hebling Almeida sempre foi uma entusiasta do meio ambiente, procurando desenvolver ações que auxiliassem a preservação da natureza.
Entretanto, foi somente em 2007, procurando por uma atividade para ser desenvolvida na Feira do Conhecimento, que a professora teve seu primeiro contato com ações ambientais. “Eu encontrei o site do Ano Polar Internacional que trazia dicas de atividades para serem implantadas em sala de aula em comemoração à data”, relembra a professora, “e reparei que não havia tradução para o português”.
Ao se oferecer para realizar a tradução das atividades para o português, a professora estreitou as relações com os realizadores do evento e foi convidada para integrar um grupo de trabalho na França, onde acabou sendo convidada para integrar a Associação de Pesquisadores Polares em Início de Carreira - Apecs - como coordenadora de educação representando a América Latina.
“O Ano Polar Internacional previa que diversas escolas no mundo todo desenvolvessem no mesmo dia ações para conscientização da importância dos polos para o meio ambiente, eu me apaixonei pela proposta e decidi implantar por aqui”, conta.
A professora deu início às atividades com os alunos do Puríssimo e, devido a seus trabalhos, foi convidada a dar palestras em outras cidades. Com a experiência adquirida, adaptou as propostas de atividades para a realidade do Brasil.
“É um trabalho muito importante porque as pessoas pensam que não têm motivo falar dos polos em um país tropical como o Brasil, mas os polos são determinantes para influenciar o clima e diversas alterações econômicas e ambientais em todo o planeta”, esclarece Miriam.
Por compreender a necessidade de se divulgar a importância dos polos para o mundo, a organização do Ano Polar Internacional ampliou as atividades e tornou-as permanentes. “Os alunos gostaram tanto do projeto, que as atividades continuam até hoje e estamos tentando realizar em outras escolas da cidade.”
Nos últimos anos, a professora conseguiu aliar o estudo do inglês com a conscientização ambiental e conhecimento de outras culturas. “Promovemos constantemente um bate-papo entre os alunos daqui de Rio Claro com jovens da Groenlândia, para que possam entender as mudanças que acontecem por lá, além de treinar o inglês e conhecer um pouco da vida em outros países.”
Atualmente, os alunos do Puríssimo estão gravando um vídeo com imagens de Rio Claro mostrando o clima e a natureza para promover uma troca de experiência com outros países, como Malásia e Groenlândia.
O projeto já foi realizado também com o Rotary, Interact, grupos de escoteiros e escola Marcelo de Mesquita, em Ipeúna . As atividades podem ser feitas junto à Apecs por qualquer escola ou grupo interessado.
Fonte: http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/educacao/educacao/91437--Rio-Claro-tem-representante-na-Apecs -
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email