A Prefeitura de Ipeúna, por intermédio do Programa Saúde da Família (PSF), disponibiliza gratuitamente à população, tratamento para os mais variados problemas que atingem a saúde mental, na Unidade de Saúde da Família. A informação é da coordenadora do PSF, Rosani Maria Leite. “O Setor de Psicologia visa a recuperação dos pacientes que chegam até a Unidade por meio de encaminhamento médico, pelo Conselho Tutelar, pelo Setor de Assistência Social e também pessoas que nos procuram espontaneamente”, explica.
De acordo com a psicóloga Fernanda de Lima Amaral, no ano passado, cerca de 940 pacientes foram atendidos pelo Setor. “Os atendimentos são feitos por meio de consultas individuais, visitas domiciliares, grupos de gestantes, além de atendimento em parceria com o Setor de Assistência Social para dependentes químicos”, esclarece.
A psicóloga explica que entre os casos mais comuns estão: depressão, transtornos de ansiedade, síndrome do pânico e esquizofrenia. “O atendimento psicológico pode melhorar e muito a qualidade de vida do paciente, à medida que ele toma conhecimento do problema que o aflige. Além disso, esses problemas podem se tornar muito mais leves com a ajuda adequada, podendo o paciente levar uma vida normal com o tratamento adequado”, salienta.
Fernanda explica que os atendimentos são individuais. A determinação da frequência e do tempo das consultas varia de acordo com cada caso, entre 45 e 60 minutos. “As mulheres entre 35 e 50 anos e os idosos são a maioria dos pacientes atendidos, mas hoje também há uma elevação no número de pacientes dependentes químicos”, observa.
A psicóloga esclarece que a maioria dos pacientes atendidos consegue levar uma vida normal. “Além do comprometimento do paciente em manter a regularidade do tratamento e a disciplina nos casos de prescrição de medicamentos, o apoio familiar é fundamental”, salienta a psicóloga. “Quando a família apoia o paciente e acompanha o tratamento os resultados são muito mais rápidos”, finaliza.
O Setor de Psicologia atende na Unidade de Saúde da Família, localizada na Avenida 3 nº 240, Centro. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone 3576.1224, de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h.
|