Assembléia aprova lei de criação do Aglomerado Urbano de Piracicaba
Publicado em: 18 de maio de 2012
A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, na noite desta quarta-feira (16), o projeto de lei de criação do Aglomerado Urbano de Piracicaba . O texto, elaborado pelo Governo do Estado, foi aprovado por unanimidade pelos deputados paulistas. Para entrar em vigor, a lei depende da sanção do governador, Geraldo Alckmin.
A aglomeração será composta por 22 municípios da região, que passam a ser vistos como uma mesma região administrativa. Farão parte do aglomerado: Águas de São Pedro, Analândia, Anhembi, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna , Iracemópolis, Leme , Limeira , Mombuca , Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Maria da Serra e São Pedro.
Segundo o deputado piracicabano Roberto Morais, entre as alterações práticas que o aglomerado trará para a região estão: o serviço de telefonia fixa, que deixará de ser interurbano entre as cidades integrantes da região; o transporte público, que será integrado; e as solicitações da população, que passam a ser unificadas e chegam até as esferas estadual e federal com uma força maior.
“O projeto é fundamental para a região porque Piracicaba fará parte de um todo com 1,3 milhão de habitantes. Com a mudança, a reivindicação de cada cidade passa a ser de todos”, disse Morais.
Durante a visita do governador à região, em março , ele lembrou também que o aglomerado deve facilitar a criação de vias de transporte alternativo e também refletirá na área da saúde.
"O aglomerado facilita a implantação da Hidrovia Tietê Paraná, na região que chega até Santa Maria da Serra, além de contribuir com o fortalecimento das ferrovias e facilitar este transporte modal. Até o Hospital Regional será favorecido com o aglomerado, quando houver requisição de verbas, como também os outros municípios participantes", afirmou Alckmin na ocasião.
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email