Pacientes fazem sessões de fisioterapia em casa
O atendimento domiciliar é um serviço oferecido aos pacientes que apresentam dificuldades para realizar o seu tratamento fisioterápico.
Publicado em: 02 de dezembro de 2011
A Secretaria Municipal de Saúde de Ipeúna, por meio do Programa Saúde da Família (PSF), tem realizado vários atendimentos em domicílio. Entre esses serviços, está o trabalho de fisioterapia. O atendimento domiciliar é um serviço oferecido aos pacientes que apresentam dificuldades para realizar o seu tratamento fisioterápico na Unidade de Saúde da Família. Seja por motivos de transporte, tempo, distância ou condições físicas, entre outros. O prefeito Ildebran Prata ressalta que os serviços domiciliares disponibilizados têm por objetivo promover, restaurar e manter o conforto, função e saúde dos pacientes. “Nossa preocupação é trabalhar de maneira a promover o bem-estar e qualidade de vida à população ipeunense”, esclarece. A fisioterapeuta Dayse dos Santos Luís atende diariamente entre seis e sete pacientes em domicílio, de acordo com suas necessidades: distúrbios neurológicos, ortopédicos, respiratórios, entre outros. “No momento, a maioria dos pacientes atendidos em domicílio são vítimas de algum problema neurológico, como acidente vascular ou paralisia cerebral. Fico feliz em poder contribuir para a reabilitação e melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Ajudar a realizar pequenas tarefas e a fazer alguns movimentos já é muito gratificante”, afirma. A dona de casa Dirce da Silva, 61, uma das pacientes atendidas pelo serviço aprova a iniciativa. “Se tivesse que me deslocar até a Unidade de Saúde da Família seria muito difícil. Fazer a fisioterapia em casa é bem mais prático. É muito bom poder contar com esse serviço em casa e não ter que pagar mais nada por isso”, comenta. Vítima de um acidente vascular cerebral (avc), ocorrido em outubro passado, a dona de casa encara com confiança e bom humor as sessões de fisioterapia indicadas para recuperar os movimentos do lado esquerdo do corpo. “Ela já teve uma melhora bastante importante, já está conseguindo ficar sentada e logo deverá conseguir ficar de pé”, avalia a fisioterapeuta. Já o industrial Osvaldo Alexandrino Júnior, 50, que se recupera de uma fratura no ombro e outra no pé, ocasionadas por duas quedas, iniciou há cerca de duas semanas, as sessões de fisioterapia em casa. “Os resultados ainda são pequenos, mas poder fazer a fisioterapia em casa é bem melhor”, afirma o paciente que já tentou deslocar-se até a Unidade de Saúde da Família, “mas é muito mais difícil para mim”, acrescenta. Em 2006, Osvaldo sofreu um acidente vascular cerebral que restringiu parcialmente seus movimentos, desde então, já venceu muitas dificuldades. “Se naquela ocasião tivesse contado com a possibilidade de fazer a fisioterapia em casa, teria sido muito bom”.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=288:pacientes-fazem-sessoes-de-fisioterapia-em-casa&catid=27:noticias-2011&Itemid=37
Fonte: http://www.guiarioclaro.com.br/materia.htm?serial=151000691
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email