Lideranças políticas da Serra do Itaqueri se unem para potencializar turismo regional
Publicado em: 29 de novembro de 2011
Fortalecer o turismo regional e buscar alianças políticas que garantam maior atenção financeira do Estado faz parte dos objetivos traçados pela Região Turística da Serra do Itaqueri, composta por 12 municípios. Mais um passo importante foi dado na tarde desta quinta-feira, quando prefeitos e secretários de Turismo de sete cidades participaram de um encontro no Grande Hotel São Pedro – Hotel Escola Senac, em Águas de São Pedro, para discutir medidas de curto, médio e longo prazo que potencializem a demanda de investimentos no setor.
Além da proposta de desenvolver e regionalizar o turismo na Serra do Itaqueri, os municípios ganharam um aliado importante na área educacional: o Senac irá intermediar, apoiar e oferecer cursos gratuitos às cidades que aderirem à regionalização. Para que isso tudo aconteça, no entanto, é necessário que os municípios elaborem o Inventário da Oferta Turística, que mapeia e faz um levantamento potencial-estrutural do que cada uma delas oferece entre bens naturais, culturais, meios de hospedagem e áreas voltadas ao lazer e ao próprio turismo. O cronograma de atividades foi e propostas de ações foi apresentado pelo gestor da área de turismo do Senac São Paulo, Marcelo Dias Calado.
O inventário é uma iniciativa do Ministério do Turismo e é resultado do levantamento e identificação dos atrativos, serviços, equipamentos turísticos e a infraestrutura deste segmento para cada cidade. Tem a finalidade de servir como instrumento solidificador das informações para fins de planejamento e gestão da atividade turística.
Por esse motivo, foi desenvolvido o INVTUR (Sistema de Inventariação da Oferta Turística), que visa ao armazenamento e a organização dessas informações, constituindo um banco de dados de abrangência nacional.
A região turística da Serra do Itaqueri é formada por 12 municípios, entre eles Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna , Itirapina, Rio Claro, Santa Cruz da Conceição, São Pedro, Santa Maria da Serra e Torrinha.
O encontro contou com a presença do assessor técnico da Secretaria Estadual de Turismo, Maurício Juvenal, do prefeito de Águas de São Pedro, Paulo Ronan, de São Pedro, Eduardo Speranza Modesto, de Santa Maria da Serra, Josias Zani Neto, de Brotas, Antonio Benedito Salla, de Itirapina e Omar de Oliveira Leite, de Torrinha, assim como seus secretários de turismo.
“A proposta de regionalização casa com o que foi traçado pelo nosso secretário estadual de Turismo, Márcio França. Já tivemos uma grande vitória que foi desvincular a Pasta de outros setores, e aquelas cidades que se unirem e formarem um bloco regional com certeza serão beneficiadas”, afirmou.
Juvenal disse ainda que a partir do ano que vem a receita da Secretaria Estadual de Turismo será quatro vezes maior, porém dificilmente serão liberadas verbas para municípios de forma individual.
“Isso não quer dizer que não vamos investir em algumas cidades, mas aqueles que estiverem regionalmente vinculadas e já com o inventário pronto terão mais facilidade em conseguir verbas”, pontuou ao destacar a importância de se vender o Estado de São Paulo para São Paulo também.
Para o prefeito Paulo Ronan, a regionalização do turismo e o fortalecimento da Serra do Itaqueri é o meio mais eficaz de aumentar a demanda e gerar mais receita para este pólo. “Hoje ganhamos um grande parceiro, que é o Senac, e indiscutivelmente será muito importante para que prossigamos com esta ideia. Espero que na nossa próxima reunião, quando assinaremos o termo de adesão, todas as 12 cidades que compõem esta região estejam presentes”, disse.
Fonte: http://www.folhadesaopedro.com.br/pg_noticias_det.php?id_noticia=9708,7
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email